SICOS

Edit Content

Você está em
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Sicos leva demandas de Santa Catarina para o Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho 

Fórum discutiu oferta de vagas, qualificação e transição do Bolsa Família para o mercado formal – Foto: Divulgação

O Governo de Santa Catarina participou na última semana da 146ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset), realizada em Campo Grande (MS). Durante o evento, a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) apresentou as demandas do estado no setor de trabalho, como melhorias nas políticas federais de promoção da empregabilidade.

“Santa Catarina é um estado que faz o dever de casa. Aqui, incentivamos o empreendedorismo, o investimento e a produção, o que garante geração de oportunidades. É por isso que temos a menor taxa de desemprego do país. O pleito do Governo do Estado junto ao Governo Federal é por melhorias nas políticas de empregabilidade, qualificação profissional e mais oferta de vagas”, afirma o secretário adjunto da Sicos, Jonianderson Menezes. 

A assembleia reuniu secretários do trabalho de 15 estados, que discutiram o tema durante dois dias de programação. “O evento é uma oportunidade de discutir as políticas públicas no setor de emprego e qualificação desenvolvidas em cada estado, assim como os desafios inerentes à área. A meta é alinhar ações para que tenham maior efetividade na geração de emprego, renda e, principalmente, na qualificação profissional”, destacou o anfitrião Jaime Verruck, secretário de estado do MS.

Entre os assuntos debatidos estão o acesso ao mercado de trabalho e a necessidade de qualificação alinhada às demandas. Além disso, a transição dos beneficiários do Bolsa Família para o emprego formal também esteve em pauta. Outro ponto em discussão no Fórum foi a melhoria das condições salariais e dos benefícios trabalhistas.

Assembleia reuniu secretários estaduais de 15 unidades da federação, que discutiram o cenário do trabalho no país durante dois dias de programação – Foto: Divulgação

Santa Catarina é destaque na geração de empregos

Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país, com apenas 2,2%, conforme dados do IBGE. O percentual coloca o estado com uma das menores taxas de desemprego do mundo, inclusive entre países como, por exemplo, EUA, Japão e Alemanha. 

Líder nacional em crescimento econômico, Santa Catarina registra, portanto, aquecimento do mercado de trabalho. Somente em 2025 foram geradas mais de 83 mil vagas de emprego formais, de acordo com dados do Caged. 

Conferência discute mercado do trabalho em SC

Em paralelo ao Fórum de Secretários (Fonset), Santa Catarina se prepara para outro debate acerca do trabalho. É a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, que reunirá no próximo dia 13 de novembro representantes de empregadores, empregados, bem como governos. O encontro acontece em Florianópolis e vai discutir, entre outros temas, acesso ao emprego e qualificação profissional.