SICOS

Edit Content

Você está em
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Secretário Silvio Dreveck destaca investimento de R$ 40 milhões no setor elétrico

Incentivo para as cooperativas e distribuidoras está destravando investimentos privados em infraestrutura energética

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, anunciou nesta segunda-feira que Santa Catarina já soma cerca de R$ 40 milhões em investimentos por meio da Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica de Santa Catarina (Peacesc). O programa é executado pelo Governo do Estado e contabiliza 25 projetos aprovados para ampliação e modernização da rede elétrica catarinense em ambientes rurais e urbanos.

“A economia de Santa Catarina está crescendo acima da média nacional. Isso significa que setores como indústria, comércio e serviços estão demandando mais energia e a Peacesc é fundamental para ampliar a infraestrutura energética. Estamos focados em garantir que Santa Catarina tenha energia para o futuro e para continuar crescendo como um modelo para o Brasil e para o mundo”, destacou o secretário.

Subestação construída em Treze de Maio contou com apoio do Governo de Santa Catarina

A Peacesc concede crédito de ICMS às cooperativas de energia elétrica e às distribuidoras como contrapartida pelos investimentos privados realizados na infraestrutura do setor. A política é coordenada pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). Nesta segunda-feira, dia 19, a lei que criou a política completou dois anos.
Os projetos aprovados incluem obras de novas linhas de transmissão, redes de distribuição, postes e religadores. A medida tem beneficiado milhares de consumidores, com foco especial em produtores rurais, abrangendo mais de 30 municípios catarinenses e 20 cooperativas de energia.

A Peacesc integra um conjunto de ações do Governo do Estado para o setor elétrico, que também inclui o Programa Energia Boa, voltado a novas hidrelétricas, e os investimentos próprios realizados pela Celesc. “O Governo de Santa Catarina, sob liderança do governador Jorginho Mello, está trabalhando para aumentar a competitividade e a capacidade produtiva de Santa Catarina. Para isso, estamos pensando no futuro e garantindo crescimento sustentável para nossa economia”, acrescenta o secretário Silvio Dreveck.