Cecop SC conclui avaliação de projetos de SC cadastrados no Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Ao todo, foram 90 iniciativas avaliadas, sendo 86 de escolas e creches e quatro de instituições – Fotos: Divulgação/Sicos
O Conselho Estadual de Combate à Pirataria de Santa Catarina (Cecop SC) concluiu a etapa estadual de avaliação e seleção de projetos cadastrados no Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Ao todo, foram 90 iniciativas avaliadas, sendo 86 de escolas e creches e quatro de instituições, representando 10 cidades catarinenses. A próxima etapa é a avaliação por uma comissão nacional. A premiação está marcada para 18 de novembro, em Brasília (DF).
Para realizar a avaliação, foram escalados 37 julgadores que conheceram cada projeto in loco durante as últimas semanas. Municípios com grande número de projetos inscritos, como Blumenau e Lages, receberam mutirões para analisar as iniciativas.
Santa Catarina destaque em Educação Fiscal
Santa Catarina é destaque no Prêmio Nacional de Educação Fiscal com o maior número de inscrições. Na sequência estão Rio Grande do Sul, Amazonas, Minas Gerais, Pará, São Paulo, Piauí e Tocantins. Há participantes de 25 estados e do Distrito Federal.
O Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Organizado pela Febrafite (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais), o prêmio reconhece iniciativas que promovem a função social dos tributos, a transparência nas contas públicas e o engajamento do cidadão no controle bem como acompanhamento do uso dos recursos públicos. Em 2025, serão distribuídos R$ 100 mil em prêmios nas quatro categorias: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia.
Na edição de 2024, o estado foi premiado. O projeto “Tax e Seus Amigos LTDA”, de Itajaí, venceu na categoria Instituições ao conscientizar crianças sobretudo sobre ética tributária e cidadania. Com a premiação, levaram para casa o valor de R$ 10 mil.
