Servidora com 40 anos de trabalho no Sine SC é homenageada em Brasília

Carmen Salette Sbeghen Freitas é supervisora da unidade do Sine em Chapecó e foi homenageada durante aniversário do Sine – Foto: Divulgação/Sicos
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concedeu nesta quarta-feira, 8, a Medalha Comemorativa dos 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) à servidora catarinense Carmen Salette Sbeghen Freitas, em reconhecimento à sua trajetória e dedicação ao serviço público. A cerimônia integrou o evento nacional de celebração do cinquentenário do Sine, realizado no auditório do MTE, em Brasília (DF).
Com 40 anos de contribuição ao Sine , sendo 15 deles à frente da supervisão da unidade de Chapecó, Carmen Salette construiu uma carreira marcada pelo comprometimento e pela excelência no atendimento aos trabalhadores e empregadores do Oeste catarinense. Sua atuação contribuiu diretamente para o fortalecimento das políticas públicas de emprego e para a consolidação do Sine.
50 anos de Sine
Criado em 1975, o Sistema Nacional de Emprego completa 50 anos em 2025, consolidando-se como uma das políticas públicas mais longevas e bem-sucedidas do país. Desde sua criação, o Sine tem sido sobretudo um elo essencial entre os trabalhadores e o mercado. O órgão promove ações de intermediação de mão de obra, qualificação profissional, emissão de Carteiras de Trabalho, bem como acesso ao seguro-desemprego. Assim, os serviços impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros.
Presente em todo o país, o Sine forma uma rede integrada de atendimento coordenada pelo MTE em parceria com estados e municípios. Em Santa Catarina, o sistema está presente em 144 municípios, sendo 20 de execução direta e 124 em regime de cooperação com as prefeituras. Isso garante, portanto, cobertura e atendimento em todo o território catarinense.
Para o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), Jonianderson Menezes, a homenagem representa o reconhecimento ao empenho de profissionais que fazem o Sistema. “O Sine é uma rede que atende de ponta a ponta em Santa Catarina e no Brasil, promovendo empregabilidade, inclusão, assim como desenvolvimento regional. Essa homenagem reforça, portanto, o valor do serviço público comprometido e da atuação conjunta entre estado, municípios e Governo Federal”, destacou.
