Conferência discute transformações do mercado do trabalho em Santa Catarina

Entre os temas abordados estarão a transformação do mundo do trabalho causado pelas novas tecnologias. Comissão organizadora definiu local e data da etapa estadual – Foto: Divulgação
Santa Catarina vai discutir o futuro do mercado de trabalho durante conferência marcada para o próximo dia 13 de novembro, em Florianópolis. O evento será a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho e reunirá representantes de empregadores, empregados e governos. A comitiva catarinense levará as propostas estaduais para a etapa nacional, marcada para março de 2026 em São Paulo.
Entre os temas abordados em Santa Catarina estarão a transformação do mundo do trabalho causado pelas novas tecnologias, bem como políticas públicas para promoção do emprego e trabalho digno. O encontro será no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no bairro Coqueiros.
A secretária-executiva do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), Juliana Amin, ressalta a importância da apresentação das demandas estaduais. “Levar propostas de Santa Catarina na conferência nacional é fundamental para que nossas demandas e experiências sejam consideradas na construção de políticas que atendam às nossas realidades. Entre as principais demandas do nosso estado estão a ampliação de oportunidades de emprego, a melhoria nas condições de trabalho, a qualificação profissional, bem como o combate às desigualdades regionais”, afirma.
Em Santa Catarina, o Ceter tem vinculação com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos). Além disso, o órgão tem participação também de entidades patronais e sindicatos.
SC terá 135 delegados na conferência nacional
As inscrições para a participação ficam abertas até 24 de outubro. Poderão se inscrever, por exemplo, prefeituras de municípios com mais de 200 mil habitantes, governos estadual e federal, além de sindicatos. Na etapa estadual, Santa Catarina vai eleger 135 delegados com direito a voto na etapa nacional.