SICOS

Edit Content

Você está em
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Artesãos catarinenses participam de feira nacional em Fortaleza no Ceará

7ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (FENACCE) reúne artesãos de todo o país – Foto: Divulgação/Sicos

Começou nesta semana, em Fortaleza (CE), a 7ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), um dos maiores eventos do setor no país. Santa Catarina participa mais uma vez da feira, levando o talento e a diversidade de seus artesãos, que representam a identidade cultural do estado e fortalecem a economia criativa.

A Fenacce é reconhecida como um espaço de negócios, capacitação e valorização do trabalho manual. O evento reúne artesãos de todo o Brasil, atraindo milhares de visitantes. Para os catarinenses, o evento é também uma oportunidade de ampliar a visibilidade e conquistar novos mercados.

A participação dos artesãos catarinenses tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos). A Sicos vem investindo na promoção do artesanato como política pública de desenvolvimento econômico bem como cultural.

Vitrine nacional

Artesanato produzido em Santa Catarina é comercializado em feiras nacionais e gera emprego e renda no estado – Foto: Divulgação/Sicos

O diretor de Emprego e Renda e coordenador estadual do Artesanato, Carlos Alberto Arns Filho, destaca a relevância da presença em eventos desse porte. “A participação de Santa Catarina na Fenacce já se consolidou sobretudo como uma vitrine nacional para o nosso artesanato. Este é um momento em que conseguimos mostrar o talento e a criatividade dos nossos artesãos, ao mesmo tempo em que abrimos portas para novos mercados e oportunidades de negócios”, afirmou.

Em 2024, os artesãos catarinenses faturaram quase R$ 100 mil durante a feira, resultado que superou todas as expectativas e reforçou sobretudo o potencial econômico do setor. Para esta edição, a expectativa é, portanto, alcançar novamente números expressivos. Assim, fortalecendo ainda mais o artesanato como fonte de renda, geração de oportunidades e valorização da cultura local.