SICOS

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Sicos participa do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná

O secretário do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas de Santa Cataina, Elton de Jesus, e o Gerente de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Papini, ambos da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) estão em Curitiba participando dos 15 anos Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (FOPEME). O objetivo é compartilhar experiências.

Os representantes da Sicos e a presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Santa Catarina (Fampesc), Rosi Dedekind, foram recepcionados pela coordenadora do FOPEME,  Silvana Ribeiro Pereira, Paulo Freitas, também do Fórum paranaense e Célio Guimarães, coordenador da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviço do Estado do Paraná. 

Os representantes de Santa Catarina participaram da reunião ordinária e plenária que discutiu, dentre outros temas, a racionalização legal e burocrática, o acesso a mercados, a tecnologia e inovação, o investimento, financiamento e crédito, e a formação, educação e capacitação empreendedora. 

O secretário do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, Elton de Jesus, destaca que “os fóruns são espaços para uma troca de experiências de várias entidades que representam o segmento. Neste encontro, estamos descobrindo as necessidades, desafios e oportunidades que temos em comum”.

O Gerente de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Papini, complementa ainda que o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná é um exemplo a ser seguido. “Parabenizamos os ótimos trabalhos realizados pelo nosso estado vizinho e foi uma troca de experiências válida para entendermos como funciona o Fórum paranaense, tanto em âmbito legal como na prática”, destaca.

Texto: Pablo Mingoti