SICOS

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Sicos e Procon celebram acordo de cooperação técnica com a Febraban para promover a educação financeira

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou uma campanha de educação financeira para a divulgação da Plataforma Meu Bolso em Dia Febraban que oferece cursos para orientar os brasileiros sobre a importância de cuidar das finanças e sair das dívidas, evitando o superendividamento. O Procon, vinculado à Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), celebrou um acordo de cooperação técnica para ajudar a divulgar a plataforma de conhecimento dentro do órgão e orientar os consumidores, promovendo a educação financeira.

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, destaca que “a plataforma pode ajudar a mapear a vida financeira e desenvolver um plano sustentável e duradouro para quem paga as contas. Consumidores sem dívidas ajudam a girar a economia, pois possuem um maior poder aquisitivo de compras”, destaca.

A reunião contou com representantes da Febraban, além do secretário adjunto da Sicos, Jonianderson Menezes, do consultor executivo, Leonardo Branco, também da Sicos, e Maíra Gonçalves Pereira do Procon.

Sobre a plataforma e o conteúdo oferecido

Na plataforma, o consumidor encontra conteúdo informativo gratuito sobre finanças pessoais, cursos, simulações e trilhas de aprendizado, além do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), por meio do qual é possível fazer um diagnóstico individual para identificar vulnerabilidades e personalizar estratégias de solução para reequilíbrio das finanças.

Todo o conteúdo e trilhas de aprendizado foram criados por educadores e especialistas em finanças pessoais e comportamento do consumidor. Criada em parceria com o Banco Central, ela é a primeira do gênero a fazer uso de inteligência artificial para oferecer ao usuário recomendações de jornadas personalizadas ao seu perfil ou ao seu problema financeiro.

Texto: Pablo Mingoti