SICOS

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Procon/SC realizou mais de 75,5 mil atendimentos em 2023

O Procon/SC, vinculado à Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), realizou entre janeiro a setembro deste ano, 75.572 atendimentos, obtendo 91% de resolutividade. Esses números refletem a diversidade de serviços de atendimento disponibilizados pelo Procon, abrangendo o presencial, o portal consumidor.gov, o número 151 e as atividades de fiscalização, além de reclamações no órgão de consumidores em todo o estado.

De acordo com o órgão, agosto foi o mês com o maior número de atendimentos, 13.112, seguido de setembro, (9.984), julho (8.617) e junho (8.608). O atendimento presencial recebeu mais de 50 mil consumidores catarinenses, que se dirigiram à sede do Procon/SC em busca de assistência, iniciando processos administrativos.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, os dados e a resolutividade demonstram a importância do órgão, que é uma ferramenta de inclusão social. “O Procon tem essa função de equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. O nosso objetivo nessa gestão é nos relacionarmos mais com as unidades dos municípios”, destaca.

As 10 situações mais reclamadas em 2023 incluem cobrança indevida/abusiva para alterar ou cancelar contrato, demanda não resolvida/não respondida no SAC, oferta não cumprida/publicidade enganosa, dificuldade/atraso na devolução de valores pagos ou reembolso, cobrança por serviço/produto não contratado, renegociação/parcelamento de dívida, dificuldade de contato/demora no atendimento, produto danificado/não funcional, não entrega/demora na entrega do produto, e cobrança de tarifas/taxas/valores não previstos.

Nova função do telefone 151 realizou mais de 4 mil atendimentos

Outra ferramenta que está disponível aos consumidores é a nova função do telefone 151 do Procon/SC, número que abrange todo o estado e que apenas orientava os consumidores a se dirigirem ao Procon do seu município. A partir de agora o “atendente” irá orientar os consumidores para acessar o site do Procon e abrir uma reclamação no campo “Denuncie aqui”, munido de todas as informações e documentos solicitados.

Ao finalizar sua reclamação, será gerado um protocolo no Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGP-e) e seguirá com todos os trâmites burocráticos. Desde sua criação, em maio, este serviço atendeu 4.703 consumidores. O horário de funcionamento do telefone 151 , é das 08h as 18h. 

Texto: Pablo Mingoti