SICOS

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Governo, Sebrae e associação de microcréditos discutem atualização do Programa Juro Zero

Na última quinta-feira, 20, o Governo, por meio da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), se reuniu com representantes do Sebrae SC e da Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da Região Sul do Brasil (Amcred) para discutir uma futura atualização do Programa Juro Zero. A reunião contou com um brainstorming de futuras modificações para oferecer mais longevidade ao Microempreendedor Individual (MEI).

Para o secretário da Sicos, Silvio Dreveck, os MEIS representam uma fatia importante do mercado, que contribui para o desenvolvimento, gerando trabalho e oportunidades. “O Programa Juro Zero é mais que uma linha de crédito. Ele é uma política pública que atua na formalização do MEI, que passa a adquirir direitos com seu CNPJ regularizado e também contribui com o crescimento do estado, gerando novas vagas de emprego. O Juro Zero ainda é aquele impulso que o microempreendedor precisa para avançar ou começar um pequeno negócio ”, destaca.

O diretor de Micro e Pequena Empresa da Sicos, Fabiano Ceretta, avalia que o Programa pode melhorar ainda mais, seja digitalizando o acesso ao benefício ou criando mecanismos para que ofereça mais longevidade aos MEI’s. “O Programa fomenta pequenos negócios, por meio da formalização, e gera renda para a população”, enfatiza.

Para o assessor da Diretoria Técnica, Eduardo Perone, “o microcrédito é uma forma de incentivo ao pequeno empreendedor e o Juro Zero, parceria do Governo com o Sebrae, serviu como inspiração para outras cidades e Estados. O Sebare SC tem esse papel de reunir todos os agentes do Programa para alinhar esses próximos passos, evoluir no programa e melhor atender os empreendedores catarinenses”, destaca. 

A reunião aconteceu na sede do Sebrae com a presença de representantes da Sicos, o diretor de Micro e Pequena Empresa da Sicos, Fabiano Ceretta, a gerente de microempreendedor individual, Laryssa Schmitz e o gerente de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Papini. Do Sebrae, participaram o assessor de Diretoria Técnica, Eduardo Perone e a Analista, Silvia Carvalho. Também participaram o vice-presidente Amcred e diretor Casa do Microcrédito, Sedenir dos Santos Junior, presidente SC Garantias, diretor Banco do Empreendedor e membro do conselho de adm Amcred, Luiz Carlos Floriani,  vice-presidente SC Garantias, presidente Crecerto e membro do conselho adm. Amcred, Márcio Cesar Rossini, o conselheiro Banco da Família e membro do conselho adm. Amcred, Carlos Eduardo de Liz e o consultor SC Garantias, Pedro Ananias Alves. 

Sobre o Programa 

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) e da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), em parceria com as instituições de microcrédito catarinenses. Para saber mais, visite nossa página no site aqui: https://www.sicos.sc.gov.br/juro-zero/

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br