SICOS

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Governo nomeia representantes para o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda

O Governo de Santa Catarina nomeou na última semana representantes para o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter). O objetivo do grupo é analisar, discutir, propor e acompanhar a elaboração e execução da política de trabalho, emprego e renda em âmbito estadual. O Ceter foi instituído por lei estadual e reúne representantes do poder público, trabalhadores e empregadores. 

A secretária executiva, Juliana Menezes da Cunha Amin, servidora da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) , é que comandará as reuniões do Conselho junto com outros representantes. Da parte da Sicos, também fazem parte o diretor de emprego e renda, Carlos Alberto Arns Filho e o gerente de políticas de emprego e ocupação da Sicos, Alexandre Souza.

O Conselho nomeado fará parte da gestão 2023 a 2026 e também atuará para definir a Política Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, apreciar e aprovar planos de ações,  elaborar o regimento interno, gerir o Fundo Estadual do Trabalho e fiscalizar os recursos financeiros destinados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Estado, entre outros assuntos. 

De acordo com a secretária executiva do Ceter, Juliana Menezes da Cunha Amin, o Conselho é um órgão colegiado de caráter permanente, ou seja, a missão não deve ser interrompida com naturais alternâncias no poder. “As decisões serão tomadas em grupo para a criação de um controle social das políticas públicas de emprego, trabalho e renda. Santa Catarina é um polo de geração de emprego e renda, mas podemos melhorar muito mais, esse é o objetivo do Conselho que vai atuar junto com representantes governamentais, dos trabalhadores e dos empregadores”, explica.

O diretor de emprego e renda da Sicos, Carlos Alberto Arns Filho, enfatiza que as reuniões do Conselho vão auxiliar na criação de um panorama do emprego pelo Estado. “Vamos trabalhar em conjunto para entendermos as necessidades, desde a qualificação profissional para acessar as vagas disponíveis pelos contratantes até mesmo ações em benefícios dos empregadores”, destaca. 

Saiba quem faz parte do Conselho 

Representantes Governamentais:

– Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço – SICOS: Carlos Alberto Arns Filho, como titular e Alexandre Silva de Souza, como suplente.

– Superintendência Regional do Trabalho – SRTb/SC: Paulo Roberto Eccel, como titular e Gabriela Garcia Iuskow, como suplente.

– Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC: Eduardo Janicsek Jara, como titular e Donizete de Souza Bittencourt, como suplente.

Representantes dos Trabalhadores:

– Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina – CUT/SC: Rogério Manoel Corrêa,  como titular e Anna Julia Rodrigues, como suplente.        

– Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina – FECESC: Nadir Cardozo dos Santos,  como titular e Rosemeri Miranda Prado,  como suplente.

– Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina – FETIESC: Landivo Fischer, como titular e Lucio Sebastião Schmitt, como suplente.

Representantes dos Empregadores:

– Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC: Adriana Paula Cassol,  como titular e Silvia Passoni Mattos Carreirão,  como suplente.

– Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/SC: Wanderley Wilmar de Andrade,  como titular e Soraya Tonelli,  como suplente.

– Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – FECOMÉRCIO/SC: Rafael de Souza Arruda, , como titular e Elder Arceno, como suplente.

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br