SICOS

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Governo do Estado incentiva economia circular e garante a participação de artesãos em feiras nacionais

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), assinou na última terça-feira, 28, dois termos de adesão para garantir que artesãos catarinenses participem, por meio da comercialização de seus produtos, de feiras nacionais. A iniciativa impacta positivamente na economia local, com a geração de trabalho e fomento da renda.

Com a assinatura dos Termos de Adesão e Compromisso, o Estado se compromete a selecionar profissionais que atuam no setor para expor produtos na Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), em Fortaleza, e na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Pernambuco. Além disso, Santa Catarina deverá ter um estande personalizado também na Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que neste ano será em Florianópolis.

“As Feiras Nacionais são a vitrine da produção artesanal catarinense. Além de consumidores diretos, esses eventos garantem boas oportunidades de negócios/encomendas, permitindo assim valorizar a produção, gerando trabalho e renda para os artesãos envolvidos direta e indiretamente na produção”, destaca o secretário da Sicos, Silvio Dreveck.

O diretor de Emprego e Renda da pasta e coordenador estadual do Artesanato de Santa Catarina, Carlos Alberto Arns, explica que a Secretaria está se estruturando para garantir que a economia solidária e criativa seja uma fonte de renda aos catarinenses. “Vamos traçar estratégias e formalizar um planejamento em relação a políticas públicas do artesanato no Brasil. Também estamos conhecendo os recursos que Santa Catarina terá disponível nesse ano de 2023 para garantir a participação do estado em feiras nacionais”.

A servidora que atua no coordenação Estadual do Artesanato, Fabiana Lopes Ribeiro, destaca que a participação em feiras nacionais de artesanato é de grande importância devido a presença de lojistas e apreciadores de artesanato, dando visibilidade ao trabalho diverso e criativo dos artesãos catarinenses.

Como participar das feiras com apoio do Estado

Os artesãos interessados devem acompanhar o lançamento de editais nas redes sociais e site da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço, esse último em construção. Os artesãos e as entidades representativas selecionadas podem obter suporte no transporte das mercadorias e exposição de suas obras, essencial para o fomento do setor.

Dúvidas: artesanato@sde.sc.gov.br (48) 36654253 – (48) 988639155

Texto: Pablo Mingoti