SICOS

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Cecop inicia projeto teatral em escolas para ensinar educação fiscal e propriedade intelectual

Foto: Pablo Mingoti

Ensinar a educação fiscal e a propriedade intelectual para os jovens de escolas públicas de Santa Catarina. É com esse objetivo que o Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço, iniciou o projeto de uma peça teatral nas escolas de Florianópolis. A instituição de ensino escolhida para receber a primeira apresentação foi a Escola Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho.

Cerca de 90 crianças do 6° ao 9° anos assistiram a peça que é formada por atores e atrizes que veem o teatro como uma forma de educação. No encontro, também foram distribuídos gibis sobre o tema. A peça de teatro é patrocinada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que tem sede em Genebra, na Suíça.

O presidente do Cecop, Jair Schmitt, explica que “A educação fiscal é a capacidade de formar cidadãos capazes de entender a importância dos tributos, uma consciência ao exercício da cidadania. A mesma importância deve ser dada à propriedade intelectual, que protege legalmente invenções, patentes, marcas, desenhos industriais, indicações geográficas e criações artísticas. E toda essa conscientização começa nas escolas”.

O secretário do Cecop, Diego Damiani, foi o idealizador da peça teatral, que também servirá como trabalho final do mestrado. Para ele, o evento foi enriquecedor. “Esperamos que o projeto consiga se consolidar nas escolas municipais e estaduais e se estenda por muitos anos, é uma campanha educacional muito exitosa que ensina aos jovens a importância da educação fiscal e propriedade intelectual”, enfatiza.

A diretora da Escola Maria Conceição Nunes, Edineia Casanova, diz ainda que foi de suma importância a peça para os jovens. “Após o teatro, serão incentivadas outras ações sobre o tema dentro das salas para incentivar o aluno a ir atrás e descobrir mais sobre a educação fiscal e a propriedade intelectual”.

Sobre o Cecop
O Cecop é um órgão criado em 2009 e vinculado à Secretaria do Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço do Governo de Santa Catarina, com a finalidade de promover e coordenar as ações de enfrentamento à pirataria e à sonegação fiscal e incentivar a proteção intelectual. Uma delas é levar o tema para as escolas e conscientizar os pequenos em relação ao conteúdo por meio de workshops e peças teatrais.

Texto: Pablo Mingoti
Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
48 98864‑3741‬ | comunicacao@sicos.sc.gov.br